sábado, 9 de agosto de 2008

Outono no Rio de Janeiro

Não existem quatro estações definidas no Rio. Quem não matou as aulas de Geografia sabe que é por sermos tropicais, sei lá... Então sempre que eu viajava para a Europa no outono, ficava encantada com os diversos tons de amarelo e vermelho das folhas das árvores. Coisas que a gente não tem por aqui.

Aqui o outono, no pouco que se manifesta, chega atrasado na natureza: as flores-de-maio estão dando flor agora. E antes eu pensava que eram só as minhas que eram meio retardadas, agora percebi que as de um vizinho aqui em frente e as da minha mãe também floriram esta época. Flor-de-maio no Rio devia se chamar flor-de-agosto, mas quem as iria comprar? Agosto tem um estigma no nome: rima com desgosto, dizem que caem mais aviões.... essas coisas. Eu por via das dúvidas, respeito agosto!

Já as amendoeiras, são as únicas árvores que nos brindam por aqui com a mudança de folhas. Também atrasadas, trocaram as folhas em final julho e os brotos verdinhos começaram a aparecer este início de mês. A rua onde moram meus pais é cercada de amendoeiras e esta época do ano, o asfalto fica como um tapete de folhas douradas.

Mas as folhas das amendoeiras são grandes, desajeitadas, caem no chão sem a suavidade das folhas de plátanos (aquelas da bandeira do Canadá). Fica mais um aspeto de sujeira nas ruas do que de outono. Até porque, estamos no inverno!!!! O outono é que se atrasou. Não é lá tão bucólico como as folhas caídas nos parques europeus, mas com imaginação e poesia dá pra matar as saudades do Outono Euopeu só de olhar as amendoeiras trocando de folhagem...

Nenhum comentário: