segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Let's move to Denmark

Ou para outro país da Escandinávia. Noruega, que eu já conheço e gostei, seria uma boa opção, não fosse o longo e rigoroso inverno. Mas o fato é que, as far as I know, por lá não existe esse machismo da nossa sociedade.

Uma amiga escreveu um post indignada sobre uma reação machista e exagerada de seu pai em relação à sua mãe. Esta minha amiga mora no nordeste do Brasil e nós, cariocas poderíamos pensar: "Aaahhh, é por isso. O nordestino é muito mais machista que o carioca. "

Sim, de fato é. Não podemos negar que a sociedade nordestina é mil vezes mais machista que a carioca, mas arrisco a dizer uma coisa: os homens aqui só disfarçam mais pois final estamos em uma metrópole e afinal não pegaria bem. Pois no fundo são tão machistas quanto.

O tema dá um livro, uma dissertação, uma tese sociológica, e não cabe num post, mas arrisco a dizer que parte da culpa é nossa: das mulheres. Tanto por criarmos os filhos desta forma, quanto por sermos coniventes, por não gritármos. Dá muito trabalho contestar. Dá muito trabalho colocar a boca no trombone quando se é mandada embora de um emprego por um comportamento que se fosse por um homem teria sido aplaudido. Dá muito trabalho largar o marido que corneou a mulher e correr atrás de trabalhar e se sustentar sozinha, de correr atrás do tempo perdido. Dá muito trabaljho educar um filho para ser companheiro, cúmplice, ajudar nas tarefas domésticas (e o medo de que o menino vire gay???)

Além disso, muitas vezes somos nós as primeiras a rotularmos de piriguetes as mulheres que decidiram inverter a situação e usar os homens-objeto, só um pouquinho.

Então dona Cath, o machismo também impera por terras e mares cariocas. Mais velado, mas acho que esse ainda é pior: é cínico, é dissimulado.

Ando muito cética ultimamente. Cética em relação a tudo. Portanto, acho mesmo que quem quer se ver livre do machismo, deve se mudar lá para as terras escandinavas. Contudo um pensamento machista me atormenta quando imagino essa possibilidade: terão os nórdicos a famosa pegada, ou será essa característica diretamente ligada ao machista sangue latino?

Um comentário:

Cath disse...

Angel, só pra voce ter noção, já vi tia minha brigando muito com uma prima que ficou com dois carinhas enquanto fazia uma super vista grossa e ainda dava risadinhas de cumplicidade pra um primo que tinha DUAS NAMORADAS.
Muitas vezes, somos as responsaveis, então, cabe a nós mudarmos :D

Bem, nunca peguei um nordico, mas deve ser, no minimo, diferente, principalmente pela cor que ele deve ficar hahahahahha

beijo beijo
:***