quarta-feira, 7 de maio de 2008

O dia em que eu vi Saturno!


Simplesmente não dá pra explicar a emoção de olhar pro céu, ver um pontinho que passaria por uma estrela até o astrônomo te chamar a atenção de que ela não está piscando, e depois, você olhar na lente do telescópio e se deparar com a imagem aí acima. Eu fiquei emocionada! Queria registrar o momento. Queria tirar uma foto "do Saturno que eu vi", mas relaxei quando lembrei mais uma vez que os melhores momentos da minha vida não foram fotografados. Saturno irá para o filminho da minha vida. E tive a sorte de estar acompanhada da pessoa que eu mais amo nesse mundo nesse momento mágico.

Era para ser uma excursão para as crianças da escola da minha filha. Das 19 às 21h aqui perto de casa. E eu fui obrigada, pois pensei que estaria perdendo o jogo do Flamengo. Pois bem, nem era a hora do jogo e eu nem queria sair de lá enquanto pudesse ficar olhando Saturno ali no céu. Agora é a hora do jogo e eu estou aqui escrevendo. Que mané Flamengo? quando no céu existe um planeta lindoooooo com dois anéis em volta e aqui na Terra milhares de telescópios que o alcançam!!! Minha vontade era de sentar na grama, tomar um vinho, beliscar uns quejinhos e virar aquele telescópio pra um monte de lugares até o dia amanhecer (eu tenho um quê de hippie na alma, confesso!)

Mas era um céu de cidade grande. Cidade grande não, metrópole!!! E como ver estrelas no Rio de Janeiro com tantas luzes da cidade??? Sorte poder ver o Cruzeiro do Sul e as Três Marias... A vontade era de estar em Visconde de Mauá com um telescópio daqueles e algum astrônomo amador (de preferência gato, surfista, médico ou engenheiro - hahahahaha!) pra me explicar. Tudo bem. Foge ao meu "número"habitual. Provavelmente seria um master (eu disse master, não sênior) para entender tanto assim do universo (e isso me faz pensar no trocadilho infame: seria um Master of the Universe!!! hahahahahahhaha). Mas retomando, provavelmente seria master para entender de astronomia e me passar toda sua sapiência acompanhada de vinho tinto - e mais uma vez abro uma exceção, mas Visconde de Mauá não combina com meus Proseccos ou Vinhos Brancos Frisantes habituais...

Nesse meio tempo, enquanto escrevia esse post, meu vizinho(sub 21) que não cansa de tomar toco me chama pra seu apartamento pra eu lhe explicar sobre Saturno (pois meu nick no msn dizia que eu havia visto Saturno hoje). Respondo que "Saturno combina com vinho tinto... com queijinhos... com grama molhada de orvalho... com telescópio... com Visconde de Mauá... com friozinho...com virar a noite sentado numa canga enrolado numa manta olhando o céu... Acho que Saturno não combina com nós dois..."

Enfim, o post é apenas pra registrar esse momento mágico. Devia ser mais ou menos 19:45 do dia 07 de maio de 2008 quando eu vi Saturno pela primeira vez. Pensar que nesses anos todos o mais perto que eu cheguei do Universo foi observando dois ou três eclipses... Quando a gente olha o céu, as coisas aqui na Terra ficam relativamente menores. Os problemas, as preocupações, os medos... Tudo isso fica tão insignificante perto daqueles planetas todos!!!

Obrigada Galileu!!! Acho que hoje vou dormir mais felizinha hoje graças à sua invenção. E sorte minha, pois o Flamengo perdeu em casa... francamente!!!

2 comentários:

Luiza Serafim disse...

Eu quero, eu quero! *-*

Apreciar as estrelas por um tempão, ou mesmo só ficar olhando o céu naqueles dias de sol, com aquela cor azul que chega a cansar os olhos não tem preço :D

Beijo :*

Cath disse...

Oi, Angel.
Já cheguei a ver saturno e outras coisitas no universo e concordo contigo, é mágico!
Uma das coisas que mais penso é que a gente não tá sozinho, afinal, seria um grande desperdicio de espaço, hum?

Dá pra vc aprender mt coisa de astronomia (amadora, lógico) pela internet.. Eu gosto muito!

Boa semana,

Cath