quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Dá pra devolver?

Fui à Polícia Federal ontem renovar meu passaporte que, na teoria, vence em alguns dias, mas na prática não vale mais nada pois os países exigem 6 meses de validade, ou seja, seu passaporte vence seis meses antes da data!!!

Paguei a taxa, agendei a renovação dois meses atrás e ontem eu estava lá, no horário agendado, não sem antes ter pintado a raiz do cabelo. O lance do cabelo não adiantou muito não pois o cabelo não secou e detesto tirar foto como o cabelo molhado. Mas, depois de uma certa idade, as fotos digitais e na posição que eles mandam a gente ficar (sem poder escolher nosso melhor ângulo) e ainda por cima sem sorrir, ficam cruéis!!! Relevei isso pois o espelho me mostra outra pessoa, sorrindo, de bem com a vida e cada ruga é na verdade uma marca do quanto eu já vivi bem essa vida... então uma foto não é nada...

O pior foi quando o agente federal me explicou que meu passaporte anterior (o segundo) iria ficar retido, pois não tinha nenhum visto válido nele (o visto dos EUA estava no primeiro e por isso eu viajava com os dois). Argumentei, tentei convencer o policial federal de cortar as orelhinhas e me devolver (vcs sabem que não desisto fácil com um simples não) e quando vi que não adiantava mesmo, quase chorei. Quase não! Vou confessar pra vocês: chorei mesmo. Discreta e contidamente (porque afinal estava na Polícia Federal) mas chorei.

Um monte de carimbinhos ali, cinco anos de viagens, cinco anos de coisas boas registradas (olha só, já estou aqui chorando de novo, manteiga derretida)... Senti como se parte do meu passado tivesse me sido tomado. Me resignei, mas fiquei muito triste. Sou "past oriented" por ter tantos planetas em Câncer... Isso me faz uma pessoa meio nostálgica, confesso!

Ao sentar de novo na sala de espera (pois ainda aguardava para tirar o passaporte da Carol) o meu ex-marido sensível como uma elefoa no cio ainda disse com ar sarcástico (e de inveja, no fundo, vamos combinar):

"Pára com isso, Angela! Tanta gente chorando de fome e você chorando por carimbos de um passaporte?"

Na mesma hora, eu que já não estava para piadinhas, tudo que eu precisava era alguém do meu lado que me entendesse nessa hora (amoreeeee você me entenderia, tenho certeza!!!!), revidei na lata!

"Ainda bem que eu não preciso chorar de fome e sim de saudade dos carimbos dos quinze países que eu conheço!!! Graças a Deus!!! Cada um chora pelo que merece!!!"

Que falta de sensibilidade! Olha a comparação! Claro que entendo que tem pessoas que são muito menos afortunadas que a gente, outras muito mais... mas isso não faz a dor de cada um ser única e ter que ser respeitada.

O agente que atendeu a Carol era muito mais simpático e ainda deu um esporro no agente que me atendeu perguntando porque ele não tinha atendido logo a Carol. Me senti um pouco vingada ali, pois eu não podia dar um esporro no cara (e ele nem merecia, afinal estava cumprindo as ordens, mas sei que pra tudo existe exceção e que se eu tivesse ido lá com um amigo meu que é agente federal, teria voltado com meu passaportezinho só pra guardar na gaveta), mas o agente que atendia a Carol pelo visto era superior ao outro, tanto que ele ficou se justificando, sem graça...

Levantei meu astral, pois a Carol, obviamente saiu linda em todas as fotos, o agente ainda falou pra ela que se ela for com aquele passaporte na Disney quem vai pedir autógrafo a ela é o Mickey (e ela, naíve, não entendeu a piada). E ele não estava exagerando!!! Carol é linda mesmo!!!

Voltei pra casa com a esperança de que este novo passaporte vai ter ainda mais carimbinhos que o anterior. E as viagens estão registradas tanto na minha memória quanto aqui no blog (ainda bem que eu fiz isso) e pronto!

2 comentários:

Anônimo disse...

então feliz ano novo n eh sufuciente p te desejar!!!!
feliz ano novo e muuuuuuuitos, muuuuitos carimbos no seu passaporte novo!:DDDDDDDDDD

beijos!
e otimas viagens!

Lucas Welter disse...

Depois dessa declaração de amor pelo passaporte não vou nem contar o que eu fiz para ficar com o meu velho... pode dar cadeia.

Mas deixa para lá...o que vale mesmo são as memórias.

bjão.