sábado, 15 de dezembro de 2007

me redimindo com Chico

O título deve assustar aos que me conhecem, afinal, eu já declarei publicamente que não gostava de Chico. Mas a gente muda, a vida é dinâmica, ninguém é unanimidade e pra tudo existe uma justificativa (e as exceções).

Eu não gostava de Chico pois a música que me apresentaram dele, lá na minha infância nos anos da ditadura, foi "A Banda", numa aula de Português. Mas, no colégio hipócrita que eu estudei, ninguém questionava o governo dos militares (nem mesmo professores, seres "acima do bem e do mal" em sua maioria das vezes e que no futuro eu viria a admirar). E aqueles professores não me explicaram a música em seu contexto. Então para mim, " estava à toa na vida, o meu amor me chamou... " parecia uma letra bem sem graça de um cara bem sem voz (porque isso não há que se questionar - se bem que Tom Jobim também não tem voz e eu amo!)

O tempo passou e eu fiquei com aquela má impressão na cabeça. E como também não sou muito ligada à música, muitas das letras que são de Chico eu nem fico sabendo. Mas aí eu vejo uma letra no perfil de uma amiga e (não sabia que era do Chico pra variar) acho linda!!!! Fico com ela na cabeça a noite inteira, interpretando cada verso. No fim do post falo da letra e da minha interpretação. E por isso revejo meus conceitos sobre Chico!

Minha posição atual é:

*Chico é um compositor maravilhoso! Assim como Vinícius e Cazuza. Algumas de suas letras são realmente lindas.
*Mas ele não tem voz! Não tem voz e não tem presença de palco. Ou seja, é um artista incompleto, mas isso não tira o mérito das suas letras.
*Nem é (pro meu gosto) esse "cara" pelo qual a mulherada se derrete. Já não achava isso antes, depois que rolaram os boatos que ele batia na Marieta Severo então... Mas isso é da vida pessoal dele e estou falando do artista.
*Músicas do Chico, são pra se ouvir em casa, ou no carro, de preferência no trânsito. E algumas delas (tem músicas que eu continuo não gostando, deixe-se claro!) nem isso!!! Aquelas com aliterações irritantes ( qual é aquela que rima o tempo todo com panela???), essas, por favor não!!! E nada de Chico para a night como uns malucos na Lapa inventam. Pelo amor de Deus!!! Para dançar: dance, eletronic, house, hip hop, R&B, funk!!! Nada de "todo dia ela faz tudo sempre igual..." Sambinha estou fora!!!

Bem, finalmente, a letra que me fez refletir sobre tudo isso. E a minha interpretação dela em itálico, afinal, isso aqui é meu blog, espaço onde eu falo o que bem entendo :P

Não se afobe, não
Que nada é pra já
O amor não tem pressa
Ele pode esperar em silêncio
Num fundo de armário
Na posta-restante
Milênios, milênios
No ar
(Amei isso! porque quem ama tem essa sensação de que será eterno, além da vida, metafísico, etc! Ou seja, justifica-se achando que se não for pra já, será para um futuro ainda que muito distante, ainda que não para si mesmo, o amor se supera, extrapola as fronteiras desse corpo, dessa vida, dessas personagens atuais.)

E quem sabe, então
O Rio será
Alguma cidade submersa
Os escafandristas virão
Explorar sua casa
Seu quarto, suas coisas
Sua alma, desvãos
(Sorte do Chico que o objeto de seu amor é carioca pelo visto. Então, bastariam suas lágrimas para afundar o Rio -viajei muito em achar que a cidade estaria submersa em lágrimas? - risco que se corre qdo se escreve poesia. No meu caso, eu teria que começar a chorar e chorar muito mais - e isso não vou fazer - para poder afundar Rio e adjacências! )

Sábios em vão
Tentarão decifrar
O eco de antigas palavras
Fragmentos de cartas, poemas
Mentiras, retratos
Vestígios de estranha civilização
(Amei igualmente a alegoria dos mergulhadores do futuro vindo vasculhar uma cidade submersa - em lágrimas! :P - e encontrando restos de um amor não vivido ... e tentando em vão dar a sua interpretação para aqueles vestígios - como eu agora para esta letra!)

Não se afobe, não
Que nada é pra já
Amores serão sempre amáveis
Futuros amantes, quiçá
Se amarão sem saber
Com o amor que eu um dia
Deixei pra você
(E no final, se o objeto do amor não correspondido não se deixa amar pelo Chico, outros amantes, inspirados naquela história, um dia, no futuro, se amarão sem saber que a "inspiração" veio de um amor de milênios atrás. Eu vou mais longe e penso que esses amantes poderão ser eles mesmos, em vidas futuras. E talvez seja isso que nos consola nos amores mal resolvidos: acreditar em vidas eternas, re-encarnações, almas gêmeas! Valeu Chico! Alguém um dia também vai achar restos, fragmentos do meu amor por um certo amore e "quiçá, um dia se amarão sem saber..." )

Chico Buarque (o cara) - e a interpretação viajada de Angel (em êxtase!)

É Alê! Viu que mantive "o cara!" entre parêntesis como você o classificou porque essa letra realmente é linda!!! Roubei até um pedacinho pro meu perfil no orkut. E fiquei aqui, pensando, que inspiração foi essa que levou esse cara a escrever essa letra lindaaaaaaaaa!!! Valeu, Alê!!!

2 comentários:

Amílcar Freitas disse...

Angela,
Você precisa ouvir mais Chico...
E sim, ele não tem voz e é um aristocratazinho nos seus maneirismo.
Mas eles escreve como ninguém, métrica, poesia, conteúdo, o que você quiser...
Beijo

Anônimo disse...

Puxa vida! Eu fiquei muito feliz em saber que fui a responsável por esse outro olhar em relação ao Chico, principalmente em se tratando de um olhar apaixonado como o seu, melhor ainda! E lembre-se que o amor pode ficar adormecido até que seja correspondido. A sua hora vai chegar e diante mão já estou aqui torcendo por ele(pelo amor). Muitos beijos e abraços!