terça-feira, 28 de agosto de 2007

Mudanças

Mudanças são chatas. A gente tem que admitir. Sair da nossa zona de conforto, do status quo, mesmo que seja para melhor é angustiante, estressante, inervante, irritante e todos os outros "antes" que se conseguir pensar.


Mudança de casa! Só de pensar em arrumar as coisas dentro de caixas. Se deparar com coisas guardadas que a gente nem sabe o porquê de ter guardado. Ficar na dúvida entre o que se leva e o que se deixa para trás. É um aprendizado. E não tenha dúvidas: você vai levar coisas que não precisa e vai deixar para trás coisas de que vai se arrepender. E vai perder coisas na mudança. Vai ter certeza que levou e nunca mais vai achar. Ou vai achar quando não estiver precisando.


Mas mudanças são necessárias. E são sempre para melhor. Uma questão de evolução. E eu sou Darwiniana de carteirinha!


O problema é quando estamos durante elas. O durante é terrível. Em qualquer mudança. Pode ser de casa, de marido, de trabalho. O processo é complicado e doloroso.


Poucas e raras são as mudanças tranqüilas. Aquela que você contrata uma empresa caríssima que encaixota e etiqueta tudo e desencaixota tudo no mesmo lugar para você. Desmonta e monta sua casa como quem brinca de Lego. Ou quando você troca de namorado mas já tem outro. Ainda assim é chato, você magoa alguém, mas você está por cima na situação. E a do trabalho: quando você recebe uma proposta irrecusável e sai para outro melhor mas nem estava pensando nisso. Tem a fase de se adaptar ao novo emprego, conhecer as novas pessoas, mas passa rápido! Essas mudanças são um pouquinho mais fáceis, mas ainda assim, causam estresse.


As piores são aquelas: seu casamento acabou e você leva com a barriga até a hora que não dá mais. Quando a coisa explode, sobram cacos para todos os lados. Ou o proprietário pede o apartamento que você mora de uma hora para outra te pede para desocupá-lo, por exemplo. Ou você se estressa no trabalho a tal ponto que tem vontade de jogar tudo para o alto, mas não tem mais 19 anos e não pode falar : "tchau! eu pago meu aviso prévio mas não fico aqui nem mais um dia!" Aí é complicado ... Tem que ter estômago para digerir os sapos e cabeça fria para agir de forma racional e calculista.


Mas o final, pra todas essas mudanças? É sempre pra muito melhor!!!


Portanto: Paciência durante o processo, porque depois do caos vem a ordem!
Trata-se de uma lei do Universo (ou o que quer que a gente acredite, não é Lucas?)

Um comentário:

Lucas Welter disse...

Angela, tava sentindo saudades destes teus posts mais Martha Medeiros (busco uma definição mais à altura - mas meu estado de sonolencia não me permite encontrar...). Vai lá... que o Universo nos acompanhe e o diabo não nos queira mal! Bjões.