quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Procura-se uma cidade

Procura-se uma cidade onde faça sol a maior parte do ano, de belas montanhas e praias limpas, de um povo bonito, alegre e bem humorado , de intensa vida social e cultural. Uma cidade onde dirigir seja um ato prazeiroso a qualquer hora do dia, onde caminhar seja um hábito saudável e seguro, onde contemplar o pôr do sol seja um momento de descanso e tranqüilidade. Onde se possa namorar no portão de casa (ou na curva do S), onde as crianças possam brincar nas ruas, onde não haja grade nas portas dos prédios, onde os pais tenham tranqüilidade para criar seus filhos. Onde o transporte coletivo seja seguro e eficiente, onde as ruas não tenham "donos" para "tomar conta" dos nossos carros. Onde as ruas não sejam esburacadas, onde não haja crianças dormindo nas calçadas, cheirando cola pelos cantos, nem assaltando nos sinais. Onde se respeite os sinais de trânsito e os limites de velocidade. Onde não se precise andar de vidros fechados e ar condicionado até mesmo no inverno. Minha cidade era assim quando eu nasci. Mas já não é mais.

Hoje olho minha cidade com olhar de despedida. Sinto que preciso sair daqui voluntariamente, antes que um assalto ou uma bala perdida me leve. Mas vou sentir saudade da minha família e dos amigos que aqui deixar. Vou rezar por eles para que tenham paz. E vou rezar pela minha cidade, um dia maravilhosa, para que ela volte a ser como era antes. Neste dia eu volto. Porque gosto de ser carioca. Porque onde quer que eu esteja vou sentir saudades de voltar do trabalho e atravessar uma floresta. De andar de bicicleta aos domingos nas Paineiras. De caminhar a pé em volta do Pão de Açúcar. De sentar na beira da praia e beber uma água de côco, e de conversar com o vendedor de côco como se o conhecesse há anos. De olhar os surfistas em suas manobras nas ondas do mar azul. Vou sentir saudades desse azul... Vou sentir saudade de você meu Rio de Janeiro querido. Vou sentir muita saudade!

4 comentários:

Anônimo disse...

É eu acho q isso é o que todos desejam...Tomara que um dia o RIO volte a ser como era...Uma cidade MARAVILHOSA!!!Bjs Lu!

Anônimo disse...

Querobin...
onde fica a curva do S?
hehehe

Anônimo disse...

Angela
Concordo com vc, minha cidade já foi a cidade sorriso também...
Queria Porto Alegre como era nos meus tempos de criança, onde não existiam grades, nem tantas barbaridades... Onde tudo era mais calmo e se podia ficar na rua até as altas horas conversando com os amigos na calçada...
Porto está um horror para quem viveu a década de 60/70/80 aqui...
O que aconteceu na década de 90 que deixou Porto assim, não sei dizer (mas muita gente coloca a culpa no PT, diga-se, que dominou essa cidade durante 16 longos anos)... Não tiro a razão, mas as coisas aqui assumiram proporções de cidade grande, o que Porto Alegre não era qdo eu era mais jovem... Eu adorava Porto como era, uma cidade grande com ares de provincia...
Vc me deixou saudosa!!!
Bom carnaval guria!!!
bjs

Anônimo disse...

Tomara Deus que vc ache a sua, assim como eu já achei a minha!
Ótimo Carnaval, bjus pra Carol.
Vivi