segunda-feira, 30 de junho de 2008

Agora sim... posso contar!

O Aprendiz!!!

Foram duas semanas de um processo seletivo super rigoroso. Eu brincava dizendo que parecia que estava fazendo parte de um reality show pois a cada dia, alguns candidatos iam sendo eliminados, e o clima ia ficando mais tenso. Só minha família e apenas um amigo sabiam de tudo desde o início. Este amigo do coração acompanhava a tudo e me incentivava: "Você já ganhou esse "Aprendiz!" "Você vai arrasar!" "Você já está dentro!" E suas palavras não apenas me incentivavam, valorizavam, mas me deixavam também de certa forma comprometida a vencer, afinal, eu não iria querer decepcioná-lo.

O processo começou dia 16/06, com uma prova e entrevista em inglês. A noite, a confirmação de que eu havia sido selecionada e deveria comparecer no dia seguinte às 14h para o treinamento, que duraria duas semanas. De todos os canditados que foram entrevistados, apenas nove estavam no treinamento.

A primeira semana foi de teoria, sobre Discourse Approach, e a segunda semana, aulas assistidas, aulas simuladas, feedback. Aulas assistidas, aulas simuladas, feedback.

E o grupo que começou com 09 participantes na 3a feira, na 4a só tinha 7. Mas foi na segunda semana que a coisa apertou. Logo na 2a feira, ao final das primeiras simulações de aulas, duas canditadas foram chamadas para um feedback individual. No dia seguinte não voltaram.

O grupo ficou reduzido a 5 candidatos e o clima estava cada vez mais de Reality Show. A partir daí, todos nós recebíamos feedbacks individuais ao final das sessões. E na 4a feira, mais dois foram eliminados. O treinamento durou até 5a feira, 26 de junho, quando éramos apenas três. Houve uma trégua na sexta feira, mas a grande final seria hoje, quando os três últimos integrantes da casa apresentariam uma aula para uma banca de professores.

No meio do caminho, apesar desse curso ser uma das melhores hora-aula do mercado e apesar de eu ter adorado a proposta pedagógica, em alguns momentos eu me perguntava se valia tanto esforço para um salário de professor. Mas meu coração dizia que sim, que era essa a carreira que eu queria para agora, e meu melhor amigo apostava todas as fichas em mim.

Hoje, ao receber o feedback da minha aula e a afirmação "You are hired" nem pulei de alegria, mas fiz questão de ligar para ele e agradecer a torcida e dizer que ele acertou no vencedor do Aprendiz. Amanhã levo a papelada e começo com duas turmas em julho e agosto.

Talvez crie um outro blog: "Vida de Professor" ou apenas uma série aqui dentro deste, contando minhas aventuras nessa nova fase da minha carreira. Torçam por mim. Aqui começa uma nova fase na minha vida profissional (que sinceramente ainda não sei quanto tempo vai durar...)

Nenhum comentário: