quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

da série: os tais Pecados - confessando a Gula!

O petit gateau do Catussaba

No fundo do restaurante, depois do buffet de sobremesas, uma pequena fila se formava. Fui especular do que se tratava. Não lembro o que jantei naquela noite, mas não esqueço desta sobremesa... Haviam umas cinco pessoas na minha frente e eu, sem pressa, aguardava calmamente minha vez. Momentos de suspense quando, na vez da senhora que estava na minha frente, os bolinhos não desenformavam. O garçon pede licença e vai até a copa buscar uma outra fornada. Na minha vez pude observar cada detalhe: um tacho de barro com calda de chocolate borbulhante era reservado para o final. O sorvete de creme reservado ao lado, não tinha tempo de derreter. Os bolinhos saiam macios e graças ao interior cremoso, afundavam um pouquinho no meio ao serem colocados no prato. Uma bola do sorvete de creme era adicionada e produzia de imediato um contraste entre o frio e o quente. Posso imaginar que o bolinho se arrepiava quando o sorvete de creme encostava, mas ambos, sabiam que contraste maior viria no gran finale: como a lava de um vulcão despejada sobre as águas geladas do Oceano Pacífico, uma concha de calda de chocolate fumegante cobriria o bolinho e o sorvete. Ouvi o chiado mas não soube distinguir se foi do sorvete derretendo ou da calda esfriando, ou se eu estava em transe pensando no Kilawea. O caminho de volta até a mesa despertava a água-na-boca dos demais. E degustar o petit gateau foi para mim o momento gastronômico mais marcante de toda a CN do AFS em 2005, Salvador.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aja petit gateau !!!!!!!!!!!!!