quinta-feira, 2 de novembro de 2006

Yin & Yang - ou a eterna viagem do equilíbrio dos opostos complementares.

Descobri a resposta para uma das maiores dúvidas existenciais da humanidade desde os tempos de Adão e Eva! Na verdade Eva se perguntou muitas vezes, mas não tinha com quem conversar, e sua companheira de conselhos, era digamos assim, bem parecida com algumas "amigas" que encontramos atualmente: uma cobra!

Se Eva tivesse um amigo-cupido-anjo-da-guarda como eu, poderia ter tido esse mesmo insight, se bem que naquela época não havia msn, e Eva teria dificuldades de conversar com um amigo que morasse em outra cidade. Mas outro dia eu falo sobre Eva... Tremenda sacanagem que o criador aprontou com a pobrezinha... Mas isso é tema para outro post.

Bom, vamos por partes. A dúvida de Eva, e talvez de Adão também e a partir daí, de toda a humanidade era: "Por que esse desequilíbrio na relação?" "Por que Adão não me entende?"... e por aí vai...

Já andaram tentando explicar isso de várias maneiras, inclusive apelando para metáforas e analogias aos planetas do sistema solar... Balela! A grande resposta vem do zen budismo, do taoísmo, da milenar sabedoria chinesa, do tao!

Mulheres e homens são yin e yang, dois pólos opostos e complementares de uma mesma moeda. Acontece que cada um de nós, traz dentro de si, partes yin e yang. Ninguém é puramente yin ou yang. O equilíbrio ocorre quando você convive com uma pessoa que tem uma porção yin complementar a sua porção yang e vice versa. Ficou complexo? Com os exemplos abaixo vai dar pra entender melhor, e eu e Rodrigo vamos ficar milionários por essa descoberta :P

Estava conversando com Rô, sobre a famosa festa mexicana lá em casa e de repente um insight sobre o equilíbrio da festa: eu, que sou muito yang, estava só na social, com a galera. Rô, que é bastante yin, estava a frente dos preparativos, desde às compras no Zona Sul até o total controle da cozinha. Enquanto eu estava lá no quarto, de bate papo furado, deletando scraps do Okut, Rô, às voltas na cozinha com a comida vinha me perguntar se eu tinha um ralador de queijo! Equilíbrio perfeito!

Eu adoro dar festas, adoro receber, mas sempre me sobrecarrego com as tarefas yin, que não são muito a minha praia... E acabo não curtindo muito as festas que eu mesma organizo, preocupada com os convidados, com as comidinhas, com a decoração... Comecei a viajar sobre isso, e lembrei que me estressava com Fernando porque ele estava na social e na verdade eu queria estar ali. Por outro lado eu queria que a festa saísse perfeita tinha que ficar à frente da organização... E no final eu organizava uma festa para ele curtir! Péssmo isso! Tinha que dar estresse! Então pensei "Será que eu precisava era de um marido yin? Mas como eu poderia conseguir isso, se eu só me atraio pelos mais puros yangs?" Foi quando Rô, que além de amigo, cupido, anjo da guarda é também psicólogo, ponderou: tem que haver um meio termo!

E foi aí que eu entendi: as mulheres precisam de um cara yang naquilo que elas são yin, mas que seja yin naquilo elas gostam de ser yang. No meu caso seria o cara que gostasse de cuidar da casa (sua porção yin), enquanto eu socializo com a galera (minha porção yang), mas que tivesse testosterona suficiente (yang) para contabalançar com meu lado feminino (yin), que aliás se fosse homen seria quase uma drag queen. Equilíbrio perfeito!!!

Tomara que eu lembre disso na minha próxima encarnação, porque nessa eu não caso mais não... Mas fica aqui a dica pra os que ainda acreditam nessa viagem chamada "casamento".

3 comentários:

Anônimo disse...

vocesss sao uma ondaaa, sei nao... vou listar o que sou yin e o que eu sou yang agora...e analizar melhor... flor, ja que sabes tudo poderia me ajudar neh... ;)

Anônimo disse...

Vad, meu amor... O que falta em vc sobra em Teo e vice versa:P
Por isso eu sou uma mulher feliz com vcs dois...
Mas vou pensar numa listinha das suas características yin e yang e te falo sim (em off:P)
Beijooooossss

Anônimo disse...

Que equilíbrio!!! Vou passar o resto da minha vida procurando a minha metade ying/yang !!! Adorei o post !!! Beijoosss !!!