sábado, 7 de outubro de 2006

para equilibrar o chi

_Vamos fazer um diagnóstico da sua casa. Dos elementos yin e yang. A começar pelos habitantes. Quantas pessoas do sexo feminino e quantas do sexo masculino?

_ Xiii... já vai começar desequilibrado: tem duas mulheres: eu e minha filha.

_ Não, nem sempre. Outros elementos somam-se aos habitantes. Algum animal de estimação,por exemplo?

_ Só meu gato. Mas acho que ele é gay... Não conta como sexo masculino não, vai por mim...

_ Plantas? Você tem plantas em casa?

_ Sim. Várias.

_ Várias quais?

Penso, caramba, vamos nesse nível de detalhes, mas vá lá:

_ Tenho uma palmeira ráfia e um pau d’água na sala, na varanda do quarto uma orquídea ...

Neste momento ela me interrompe:

_ Floresce essa orquídea? De que espécie?

_Sim floresce. Não sei o nome científico, é aquela pingo de ouro, chuva de ouro, sei lá.

_ Sei... (fala o nome científico da orquídea), mas desculpe, prossiga.

_Sim, na varanda do quarto tenho também uma flor de maio, que ainda não floresceu, complemento antes que ela me interrompa. Na varanda da sala um Hibiscus vermelho (floresceu este ano), uma folhagem vermelha que não sei o nome e aquelas florzinhas da fortuna.

Depois de perguntar por plantas, mobília, objetos de decoração, filmes, música, fotografias, o diagnóstico: minha casa é yin demais. Desde o piso frio até os habitantes, inclusive as plantas. Sim, as plantas são habitantes.

Como solução para equilibrar o chi, ou eu planto um coqueiro na varanda (sim um coqueiro – a mulher surtou, só pode!) ,ou passo assistir apenas filmes de ação e ouvir heavy metal, ou compro dois cães de grande porte (pois gatos são yin, independente do suposto homossexualismo do Haroldo), ou arrumo um marido. Diante da minha resistência a esta última hipótese (na verdade às outras alternativas também), ela complementa: pode ser também um namorado constante que passe ao menos os finais de semana.

Penso bem e resolvo não seguir os conselhos. Dois labradores ou boxers em um apartamento de 94 m2 não dariam certo. Principalmente se eu não me desfizesse do gato. Heavy metal depois de um dia estressante de trabalho me levaria mais rápido para uma internação psiquiátrica. Sobre o coqueiro, sem comentários! E finalmente, um namorado que durma regularmente nos finais de semana pra mim é praticamente a mesma coisa que um marido. Não sei não... Muito caro para equilibrar o tal do chi da casa!

Nenhum comentário: