quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Cariocas somos privilegiados

Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades

Voltar pra casa num vôo diurno é bastante cansativo. Diferença de fuso horário, dificuldade de dormir durante o dia, dez horas de vôo que demoram a passar. Mas chegar no Rio de Janeiro com céu azul e um sol radiante às 16h é uma sensação indescritível.

Rio, seu mar
Praia sem fim
Rio, você foi feito prá mim
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você


O aeroporto de Santos Dummont tem uma localização priveligiada que faz qualquer decolagem ou aterrissagem um espetáculo a parte. Poderia-se cobrar mais caro por utilizar o SDU. O mesmo não ocorre com o Galeão, nem com o trajeto de volta à cidade a partir dele. Mas ontem à tarde, alguma coisa me fazia achar o caminho lindo na volta para casa! Mesmo aterrissando no Galeão e cruzando toda a linha vermelha para chegar em casa.

A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Rio de sol, de céu, de mar
Dentro de um minuto estaremos no Galeão

Eu estava em êxtase! Quase pedi para o motorista seguir em frente e me deixar no Leblon. Não fosse a bagagem o teria feito! Minha vontade era ir para a praia, pisar na areia, molhar os pés no mar...Agora entendo (ainda mais) o Samba do Avião de Tom Jobim. É bom viajar quando se tem a certeza da volta. É bom sentir saudades quando se tem a certeza do re-encontro.

Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar

Cariocas somos privilegiados por morarmos em uma cidade tão linda. E quando a gente passa uma semana fora, a gente se esquece da violência, da insegurança, da pobreza nas ruas. E quando a gente retorna, vindo de um país frio e chuvoso, e se chega aqui com 35°C e um céu azul infinito, com as montanhas emoldurando a cidade maravilhosa... tudo fica mais bonito como num passe de mágica. Não sei se se eu morasse em outra cidade no Brasil a sensação seria a mesma. Já fiz várias viagens, já retornei várias vezes, já deixei pessoas me esperando com saudade, já parti sozinha, já voltei apaixonada... Mas a chegada de ontem foi especial. Especial apenas pela simplicidade: céu azul e sol para me saudar no retorno! Poderia desejar mais o quê?

Aperte o cinto, vamos chegar
Água brilhando, olha a pista chegando
E vamos nós
Aterrar...

2 comentários:

Anônimo disse...

Angela
Adorei o post, nada contra a beleza do Rio (nada contra eu é que não sou fã de praias - tem louco pra tudo)...
Mas a sensação de olhar a cidade que vc mora de cima depois de alguns dias fora é simplesmente sensacional... É a tua casa!!! É o teu chão!!! É onde vc tem raíz e identidade, por mais acultural que vc seja...
Eu amo viajar, mas nada melhor que voltar pra casa... uma pq c tem história pra contar e outra vc já começa a planejar novas viagens e volta nova tb!!!

Anônimo disse...

Angela
Adorei sua visita!!!
Mas não fique chateada pq eu supostamente não gostei do Rio...
Eu gostei, apenas sou alguém mais "metropolista"... Sabe carros, barulho, poluição sonora, poluição atmosférica, assaltos, tragédias... essas coisas mais SP entende...
Mas o Rio é muito bonito!!!
E qdo eu aparecer por aí prometo que faço vc me mostrar o Rio que só os cariocas conhecem...
;)
bjs