quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Em boa hora

A etimologia da palavra embora já diz tudo. Embora é aquela hora que nosso anjo da guarda sussura na nossa orelha: "Vaza!" (se for um anjo carioca como o meu, é claro!)

Minha experiência mostra que todas as vezes que eu ouvi meu anjinho eu me dei muito bem. E nas vezes em que, ou pelo comodismo ou pela resistência a mudar o status quo, eu não fui na hora certa, o que eu ouvi depois, não do meu anjo, pois ele não me abandona, muito menos joga na minha cara quando eu errei, mas sim da minha consciência pesada de quem não fez o que devia na hora certa, foi : "Perdeu, playboy!" (minha consciência também é muito carioca!)

Ou seja, se seu coração te falar para partir, não perca o momento: é sinal de que boas coisas virão pela frente. Mas se a experiência nos mostra que mudanças (especialmente as planejadas) são sempre para melhor, por quê de tanta resistência?

Acima de tudo porque mudanças requerem coragem! Desde aquela que possa parecer mais fútil como colocar silicone. Tem o risco da operação (já pensou? morrer só pela vaidade?), tem o medo do resultado não ficar legal (já pensou ficar parecendo a Ciciolina?)... Tem todos esses e muitos outros fatores. Eu que morro de medo de morrer, que só entrei numa mesa de cirurgia pra tirar minha filha de dentro da minha barriga, e só o fiz pois era um instinto maternal, pois ainda que eu morresse ali, (e sim eu tive muito esse medo) eu estava dando à luz minha filha. Eu admiro essas pessoas que fazem plásticas. Se eu tivesse coragem já teria feito algumas. Coragem é o eu emocional superando o eu racional.

Mudanças também requerem planejamento. Até a plástica do silicone. Minha amiga que colocou, planejou tudo anos antes. Juntou dinheiro, consultou vários cirurgiões, marcou a melhor data. Ou seja, há todo um processo racional por traz de uma motivação emocional. E sem esse planejamento as mudanças podem ser caóticas. Podem não funcionar. Lembra das caixas, da casa? De arrumar cada uma delas e separar o que vai e o que não vai para a casa nova?

Planejamento requer prazos. Conseqüentemente mudanças também. É a história de não perder o momento que falei acima. Lembra que você contratou o caminhão de mudanças e ele está lá embaixo esperando? Imagina se as caixas não estivessem arrumadinhas. Normalmente tem hora para entrar no prédio novo (e hora para sair do prédio antigo).

Enfim: coragem, confiança, planejamento e deadline! Pode ser difícil no início, mas vai ser muito melhor no final.

Nenhum comentário: